O melhor do Brasil só pode ser o brasileiro.
Andaram dizendo, há algum tempo, que o melhor do Brasil é o brasileiro. Depois de pensar por alguns minutos sobre o assunto, a conclusão a que se chega é que tal constatação só pode ter sido feita com base na eliminação. O que mais se pode ter de bom em um país? Para facilitar a visualização do argumento, fiz uma lista dos pontos principais:
- Recursos naturais
- Instituições fortes
- Desenvolvimento econômico e social
- Governantes responsáveis
O primeiro ponto é delicado. Após décadas de depredação, os recursos naturais que nos restam não são fruto de nosso esforço, mas de: a) um acaso geográfico e b) nossa incompetência em destruir aquilo que nos foi dado de forma mais eficiente. Ponto 1: eliminado.
Instituições fortes? Seria injusto dizer que não temos nenhuma. O crime organizado me parece bastante resiliente, com regras bem definidas e aceitas por seus participantes. É também uma instituição reconhecida pelos demais atores, que inclusive negociam e fazem acordos com chefões do tráfico sempre que necessário. Creio que alguns tipo de instituições não agregam valor a um país, portanto, o ponto 2 também está fora.
A nossa terceira tentativa em achar algo melhor no Brasil do que os brasileiros é o desenvolvimento econômico e social do país. Os números apresentados pela nossa economia, que cresceu abaixo da média da América Latina e também do esperado de um país que pretende fazer jus ao título de “nação em desenvolvimento”, mostram que há ainda muito a se fazer antes de podermos nos gabar de nosso alto grau de desenvolvimento econômico e social.
A última esperança seriam governantes responsáveis. Os últimos escândalos e, acima de tudo, a falta de punição aos envolvidos mostram que, nesse tópico, não há nada que nos orgulhe. Foram os próprios governantes que nos pouparam o trabalho de dizer que, de fato, o melhor do Brasil é o brasileiro. Sem um governo responsável, sem desenvolvimento, sem instituições fortes e quase sem recursos naturais, não houve muita competição. De fato, o brasileiro merece tal prêmio só por ter que ouvir esse tipo de coisa, esperando que algo melhor do que ele próprio surja em nosso meio.
3 Comments:
Dizia a Monica, amiga minha, parodiando essa afirmação: o melhor do Brasil é o hábito do banho diário.
Eu acho que o pior do Brasil é o brasileiro. E Mônica tá certa mesmo, Pereira. Se bem que nossa Seleção é a melhor do mundo, então tem mais essa vantagem :P
Ironia refinada.
Post a Comment
<< Home